1.26.2010

Pinto da Costa - um bom rapaz


O xadrez da nacional-vigarice


Oscilo entre o espanto, a indignação, a revolta, o merecido escárnio e uma angustiante dúvida sobre o que, enquanto povo, ainda nos reservará o futuro, caso se mantenha o ambiente social e político que sustentou, absolveu e tentou abafar esse escabroso processo, Apito Dourado, de seu nome. E pergunto-me quem se terá sentido mais incomodado com a divulgação das escutas.


Pinto da Costa? Certamente que não, pois está provado que os seus padrões morais não lhe permitem ter complexos de qualquer natureza. É o que se diz um descarado compulsivo, alguém para quem a vergonha e o bom-senso são coisas absolutamente desconhecidas. Vai continuar a destilar a sua ironia rançosa, a percorrer a sua senda de conspirações e vilezas, a promover ódios incendiários e, no fundo, a alimentar-se dessa amálgama de sordidez e perversão. É esta a sua natureza, dela não pode sair.

Mas se Pinto da Costa não perde o sono com estes sucedimentos, já muitos responsáveis judiciários e políticos, que têm mais massa encefálica que o dirigente tripeiro – ou, pelo menos, têm-na em melhor estado – perceberam que a divulgação das escutas representa um duro golpe para a sua credibilidade e para o seu estatuto. Perceberam que, a partir de agora, é justo concluir que se as coisas são assim com a corrupção no futebol, então é porque são assim – ou pior – em todos os outros casos sabidos ou a saber, incluindo, principalmente, os pesadíssimos processos que envolvem gente graúda do nosso país. Já se sabia – e agora provou-se – que há gente intocável, e que o poder legislativo e certos sectores da justiça – do arremedo dela – sabem como se fazem as coisas para proteger quem deve ser protegido.


Pinto da Costa é, feitas as contas, uma figura menor, um simples peão, no xadrez da nacional-vigarice. Mas é intocável porque, no dia em que um peãozinho destes cair, caem torres, cavalos, bispos, rainhas e reis.

Perceberam?

4 comentários:

São disse...

Eu já percebera há muito tempo.
A corrupção está confortavelmente instalada em todos os sectores.
A culpa maior nem é de Pinto da Costa ou do sucateiro: é do caldo de cultura que permite a sua vida regalada.

Abraços , Amigo.

Anónimo disse...

Nem mais, nem menos. Em cheio. Como podem os grandes corruptos (que detêm as tábuas da lei e as chaves das masmorras) punir os pequenos títeres? Seria arranjar lenha para se queimarem.

Kruzes Kanhoto disse...

Pinto da Costa é apenas o típico Xico Esperto. Mas com mais dinheiro e poder.

São disse...

Quando voltas?
Bons sonhos. Amigo.