6.28.2013

Era só isto que faltava!
Caiu a máscara à UE
- Banqueiros vão poder deitar a mão ao dinheiro dos  depositantes


A União Europeia acabou de dar o passo necessário para que os banqueiros possam ficar com o dinheiro dos depositantes De borla. A manobra, que começou a ser cozinhada em Chipre, é agora decisão da «democrática» UE. Por enquanto, avançarão os depósitos acima dos 100 mil euros, depois… logo se verá.
O precedente está criado. O método foi aprovado. Os depósitos bancários acima dos 100 mil euros vão mesmo ser chamados a pagar os resgates dos bancos, caso seja necessário. Os ministros das Finanças da zona euro chegaram a acordo sobre as regras para salvar as instituições bancárias em dificuldades. Serão então os bancos e os credores a chegar-se à frente e só depois os depósitos mais altos. Isto é: os banqueiros (privados) declaram que estão em dificuldades, ficam com o dinheiro dos depositantes… e por aqui me sirvo.

E o que é que acontece aos banqueiros que derem cabo dos bancos? Continuam a ser banqueiros? Claro que continuam. São eles que mandam em Portugal, na União Europeia e no mundo. São eles quem manda nos governos. Se alguém tinha dúvidas, a prova aí está.
Será preciso mais alguma coisa para se perceber ao serviço de quem está a União Europeia? Sem dúvida que é ao serviço do grande capital financeiro. Como se não bastasse controlarem todo o sistema financeiro, construindo e desconstruindo crises a seu bel-prazer, os banqueiros passam a ser, de forma absoluta, donos dos dinheiros dos depositantes. Basta declarar que estão em dificuldades.

Para cúmulo da hipocrisia, a União Europeia decreta que avançarão, primeiros, os accionistas e os credores. Mas quem sabe, antecipadamente, que os bancos estão em dificuldades? Aliás: quem é que os pôs em dificuldades? Por acaso, serão os accionistas e os credores – uns e outros obreiros da crise. Na altura de se «chegarem à frente», já nenhum deles terá bens em seu nome.
Por outro lado, e como a maior parte dos depositantes com mais de cem mil euros depositados é, geralmente, gente bem informada, grande parte desses depositantes terá feito aquilo que se percebe: transferido os seus depósitos para sítio seguro.

Então, quem resta para pagar a crise? Quem é?

Será que nem agora o Povo abre os olhos?

Será que é preciso mais alguma coisa para se perceber a manobra que, de há anos a esta parte, está em curso? Este é o saque final.

Perceberam, agora, o que é o capitalismo?
Perceberam, agora, o que é aquilo a que eles chamam Democracia?

Perceberam, agora, quem são, e que interesses servem, na verdade, as pessoas – e os partidos – em que a maioria dos cidadãos tem confiado?

 

1 comentário:

São disse...

Inqualificável.Piores do que ladrões de estrada!

Partilhei no facebook

Até já, rrss