11.27.2007

A Verdade, de Teixeira Lopes
(Estátua a Eça de Queiroz)


A nudez crua da verdade


Prometi que vos daria conhecimento de uma carta enviada ao ministro das Finanças, carta essa que anda a circular na net, estando o seu autor, devidamente identificado. Vamos a ela:


«Exmo. Senhor Ministro das Finanças

Victor Lopes da Gama Cerqueira, cidadão eleitor e contribuinte deste País, com o número de B.I. 8388517, do Arquivo de identificação de Lisboa, contribuinte n.º152115870 vem por este meio junto de V. Ex.ª para lhe fazer uma proposta:


A minha esposa, Maria Amélia Pereira Gonçalves Sampaio Cerqueira, foi vítima de CANCRO DE MAMA em 2004, e foi operada em 6 Janeiro, com a extracção radical da mesma. Por esta "coisinha" sem qualquer importância, foi-lhe atribuída uma incapacidade de 80%. Imagine, que deu origem a que a minha esposa tenha usufruído de alguns benefícios fiscais.


Assim,


- e tendo em conta as suas orientações, nomeadamente para a CGA, que confirmam que para si o CANCRO é uma questão de somenos importância.


- e considerando ainda, o facto de V. Ex.ª, coerentemente, querer que para o ano seja retirado os benefícios fiscais, a qualquer um que ganhe um pouco mais do que o salário mínimo, venho propor a V. Ex.ª o seguinte:


a) a devolução do CANCRO de MAMA da minha Mulher a V. Ex.ª que, com os meus cumprimentos o dará à sua Esposa ou Filha.

b) Concomitantemente com esta oferta, gostaria que aceitasse para a sua Esposa ou Filha ainda:

c) os seis (6) tratamentos de quimioterapia.

d) os vinte e oito (28) tratamentos de radioterapia.

e) a angústia e a ansiedade que nós sofremos antes, durante e depois.

f) os exames semestrais (que desperdício Senhor Ministro, terá que orientar o seu colega da saúde para acabar com este escândalo).

g) a ansiedade com que são acompanhados estes exames.

h) a angústia em que vivemos permanentemente.

Em troca de V. Ex.ª ficar para si e para os seus com a doença da minha esposa e os nossos sofrimentos, eu DEVOLVEREI todos os benefícios fiscais de que a minha esposa terá beneficiado, pedindo um empréstimo para o fazer.


Penso sinceramente que é uma proposta justa e com a qual, estou certo, a sua esposa ou filha também estarão de acordo.


Grato pela atenção que possa dar a esta proposta, informo V. Ex.ª que darei conhecimento da mesma a Sua Ex.ª o Presidente da República, agradecendo fervorosamente o apoio que tem dispensado ao seu Governo e a medidas como esta, e também o aumento de impostos aos reformados e outras...

Reservo-me ainda o direito (será que tenho direitos?) de divulgar esta carta como muito bem entender.

Como V. Ex.ª não acreditará em Deus (por se considerar como tal...) e por isso dorme em paz, abraçando e beijando os seus, só lhe posso desejar que Deus lhe perdoe, porque eu não posso jamais perdoar-lhe.

Atentamente

19/Outubro/2007
Victor Lopes da Gama Cerqueira»


A este português – e à sua família – aqui fica a nossa solidariedade.


Mas vamos em frente.


A carne para canhão e as mentiras

Morreu, no Afeganistão, um jovem soldado português. Lamente-se a perda de uma vida tão jovem, e sejamos solidários com a dor da família. Mas corrija-se uma aldrabice. O jovem não morreu ao serviço de Portugal, nem ao serviço da Paz. Morreu ao serviço da NATO, que é uma aliança militar agressiva, made in USA, e onde é utilizada carne para canhão de várias nacionalidades, ao serviço das guerras expansionistas e de pilhagem planetária levadas a cabo pelos EUA.


Mais depressa se apanha um mentiroso…


Por cá, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo, diz o povo na sua imensa sabedoria. Agora, o economista Eugénio Rosa apanhou o governo numa das suas mais escabrosas mentiras, já que com ela vai tornar a vida de muitos reformados num verdadeiro inferno. Lembra-nos este economista que em Novembro de 2005, quando se realizou o debate do OGE de 2006, o governo fez o país acreditar que o regime geral da Segurança Social teria, a partir de 2006, saldos negativos cada vez mais elevados (em 2006, um saldo nulo (zero); em 2007, um saldo negativo de 159 milhões de euros; em 2008, um saldo negativo de 259 milhões de euros, e por aí fora. E foi com base nestas previsões que quis convencer os portugueses que se não fossem feitas as "reformas" que pretendia realizar na Segurança Social, a sustentabilidade financeira desta corria grave risco.


E foi assim que o governo de Sócrates aprovou a antecipação do cálculo da pensão com base em toda a carreira contributiva e a aplicação do chamado "factor de sustentabilidade", medidas que vão determinar uma redução importante nas pensões dos trabalhadores que se reformarem no futuro, a qual, segundo a OCDE, deverá atingir –40%.

Ora, o OGE para 2008, agora aprovado na AR, contem já dados que mostram que aquelas previsões feitas pelo governo em 2005 estavam totalmente erradas. Assim, se o governo previa que o regime geral da Segurança Social tivesse, em 2006, um saldo zero, o que se verificou foi um saldo positivo e de 787,4 milhões de euros; para 2007, o governo previa um saldo negativo no valor de 151 milhões de euros, no entanto o saldo estimado, constante do OE2008, já é positivo e de valor igual a 706 milhões de euros. Mesmo este valor poderá ser ultrapassado pois, de acordo com o Boletim Informativo do mês de Outubro de 2007, da Direcção Geral do Orçamento, até Setembro deste ano o saldo positivo da Segurança Social já atingia 1.096,4 milhões de euros. Para 2008, o governo previa, em 2005, um saldo negativo de 290 milhões, mas no OE2008 já prevê que o regime geral da Segurança Social terá um excedente de 696,7 milhões de euros. E estes resultados positivos não se devem às duas medidas aprovadas pelo governo – antecipação no cálculo da pensão com base em toda a carreira contributiva e aplicação do "factor de sustentabilidade – pois elas só entrarão em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2008.

Isto é: para conseguir sangrar os reformados, o governo utilizou dados falsos, que ele próprio – e o Banco de Portugal – se encarregaram, agora, de desmentir. Pergunta-se: sendo falsos os argumentos utilizados – e resultando daí prejuízos para milhões de portugueses, que espera o governo para repor a verdade e a justiça?


Portugal está a saque




Em Portugal, o roubo e o crime violento têm vindo a crescer. Os dados são do Eurostat, entidade responsável pelas estatísticas da UE, que regista, para o nosso país, um crescimento na ordem dos 5% para o crime violento, que engloba violência contra as pessoas, roubo com violência e crimes sexuais. Em termos da criminalidade global, os Estados membros registam naquele período um crescimento na ordem dos 0,6%. Portugal destaca-se com 3%, uma das mais altas taxas de evolução negativa. Pior, só a Polónia, com 5%, e a Eslovénia, com 10%. O próprio relatório da Segurança Interna relativo a 2006, dá conta do aumento da criminalidade grave.

Sem querer ser pessimista, relaciono tudo isto com a miséria galopante, com o desemprego, os baixos salários, as desigualdades sociais, enfim, com as políticas que transformaram este país numa selva, e onde os crimes de colarinho branco, como a grande corrupção e a fraude fiscal praticada por grandes empresas, são um incentivo à rebaldaria geral. Com Teixeira dos Santos ao leme da Finanças, Portugal está a saque.


Procurador-Geral da República não quer Justiça nas mãos de Sócrates

Entretanto, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, veio avisar o governo que não aceitará ser um Procurador-geral ao serviço do poder político, algo que sentiu necessidade de dizer face à tentação socratiana de arrebanhar todo o poder e transformar este sítio (Justiça incluída) numa fazenda do PS, sendo ele o Chefe de Posto. Pinto Monteiro ainda comentou: «A primeira vez que li aquilo (esclareço: o diploma aprovado pelo PS) pensei que tivesse sido uma distracção do governo, mas agora vejo, com grande espanto, que a prazo pode pôr os magistrados ao nível dos funcionários públicos. E isso é o fim da independência dos tribunais, pois os funcionários públicos dependem da tutela ministerial».


Comércio perde mais de 300 mil postos de trabalho e patrões estão em pânico

A insatisfação, o alarme e a insegurança alastram por todo o lado, tocando cada vez mais sectores da actividade económica. Bem pode Sócrates, espanejar-se em cima do poleiro, apregoando, no seu estilo de galito capão, as maravilhas do seu consulado, que os factos todos os dias o desmentem.

Soube-se agora que o Comércio perdeu 250 mil empregos desde 2004, e que, nos próximos dois anos, o pequeno comércio vai perder mais de 50 mil empregos. A afirmação foi feita por José António Silva, presidente da Confederação do Comércio de Portugal, que se mostra furibundo por o Governo ter apresentado um anteprojecto de licenciamento de novas grandes superfícies que, segundo ele «liberaliza ainda mais a abertura» de hipermercados e centros comerciais. Revoltado, o patrão dos comerciantes portugueses ameaça agora alinhar numa greve geral com a CGTP.



Cavaco e a anedota da semana


A anedota da semana, essa, contou-a Cavaco Silva, na Guarda, quando, preocupado com a baixa natalidade verificada no país, perguntou: «Por que é que nascem tão poucas crianças, em Portugal? Porquê? O que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal?» Eu, se estivesse lá, esclareceria sua excelência que a maneira tradicional de fazer crianças serviria perfeitamente, mas que não é aí que reside o problema. É que a angustiante – e angustiada – pergunta presidencial só tem uma resposta, embora tenha vários responsáveis, Cavaco Silva incluído. É porque não há emprego certo, nem bem remunerado, nem serviços sociais bastantes e de qualidade. É porque os portugueses temem o futuro, pois sentem que vivem num país onde o amanhã é incerto em tudo, menos numa coisa: o dia seguinte será sempre pior que o dia anterior.


Pobreza em Portugal – de mal a pior.
(diz a OCDE)

A provar estas palavras aí está a OCDE a afirmar que o nosso país é o sexto mais pobre dos 30 que pertencem a esta organização. Num estudo que abrange os anos de 2002 a 2005, a OCDE apurou que o produto interno bruto ‘per capita’, em Portugal, desceu de 72 para 69% da média dos 30 países que fazem parte da referida organização. Ou seja: nos três anos em análise, os portugueses ficaram com menos poder de compra. Portugal gerou menos riqueza, mas paga caro os bens de consumo, que custam mais do que na Grécia e quase igualam os da Espanha, onde os salários são mais altos do que os nossos. E, com o governo de Sócrates, todos estes indicadores se agravaram substancialmente.


Soares e Alegre – as rábulas do costume


No meio disto tudo, Mário Soares veio acusar o governo de fomentar a injustiça social, agravar as desigualdades e, consequentemente, a pobreza. E Manuel Alegre, numa das suas rábulas de esquerda, questionou o Governo no que diz respeito às mudanças a operadas na empresa Estradas de Portugal (EP), afirmando temer tratar-se de «uma espécie de neo-feudalismo sob a forma de privatização encapotada». E perguntou: «Caso a EP fique dependente de accionistas privados, quem defenderá o direito à livre circulação nas estradas nacionais?». Mas votou a favor do OGE
É por tudo isto – e por tudo o que já aqui dissemos – mais o que poderíamos dizer, se tempo houvesse, que a greve de dia 30 deve ser um grande sucesso.
Um virar de rumo para um Portugal justo, humano, solidário e próspero.

5 comentários:

São disse...

Mas Portugal ainda tem alguma coisa que se posssa saquear?!
Deixo-te um enderço onde sugiro que passes, pois me parece que tu e o Víctor se entenderão muito bem:
http://daliedaqui.blogspot.com/
Abraço.

Beezzblogger disse...

Não!!! Portugal está tanga, ou anda a dar-nos tanga?

Acho que Portugal, jamais sairá do marasmo, somos poucos, muito poucos...

Eu Por mim faço o que posso...

Abraços do Beezz

Anónimo disse...

Poucos, mas bons!!

São disse...

Quando puderes, agradeço que passes por lá...
Abraço.

Anónimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ prix viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra
http://precioviagraespana.net/ viagra sin receta