6.15.2007

Antes o carjacking


Quando você compra um carro, paga IVA e Imposto Automóvel. (Em breve pagará o mesmo imposto, mas com nome diferente). Depois, para poder circular na via pública, ou para nela ter o carro estacionado, pagava o chamado «selo do carro», ou imposto de circulação, ou imposto municipal sobre veículos.

Mas se você, por qualquer razão, desistisse de utilizar a sua viatura, bastava pô-la num espaço particular (garagem, terreno, etc) e nada devia a ninguém. Era razoável. Justo, até.

Agora, na sua sofreguidão por sacar os últimos cêntimos que chocalhem no bolso do cidadão, o governo do iluminado, distinto, competente, generoso e magnânimo engenheiro José Sócrates (é melhor utilizar esta linguagem, não vá a excelsa guardiã do templo socialista, Dona Margarida Moreira, mui ilustre Directora da DREN, ler estas palavras) decidiu que o selo nada tem a ver com a circulação/utilização/ da via pública, mas com a mera posse da viatura. Isto é: quem compra carrito, está sujeito a um, dois, três impostos. Até ver...

Para além disso, você paga uma fortuna em imposto por cada litro de combustível que mete no seu bólide. Nada mau!

Face a isto, antes o carjacking, meus amigos. Antes o carjacking.

Sem comentários: