7.10.2007


A grande vaia
- crónica de uma noite de Verão.


Os cerca de 40 mil espectadores que vaiaram intensamente o primeiro-ministro Sócrates, até há pouco também conhecido por «engenheiro», título que, soube-se agora de fonte segura, não pode utilizar sem que esteja a mentir (ou a brincar), dizia eu que esses cerca de 40 mil espectadores podem ser responsabilizados criminalmente por manifesta falta de respeito a uma das mais altas figuras da hierarquia do Estado.

Segundo conseguimos apurar, José Sócrates já pediu ao ministro da Administração Interna que mande visionar as cassetes gravadas pelas diversas câmaras de segurança instaladas no Estádio da Luz, no sentido de identificar os subversivos prevaricadores. Segundo parece, só Cavaco Silva, sentado a seu lado – e na altura do nefasto acontecimento a ajeitar o aba do seu impecável casaco – estará livre de qualquer suspeita. Ainda assim, há testemunhas que dizem ter detectado em Cavaco Silva um meio sorriso misterioso, embora se diga que poderia ser apenas um dos muitos esgares em que o senhor Presidente da República é pródigo.

Sócrates também já contactou os responsáveis da Liga de Clubes de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol, tendo em vista serem encontrados os mecanismos que possam justificar a interdição do Estádio da Luz por vários jogos, alegando-se, para o efeito, o comportamento incorrecto do público.

Por outro lado, o Ministério da Educação encarregou a directora da Direcção Regional de Educação do Norte, a virtuosa D. Margarida Moreira – recentemente nomeada Coordenadora-Chefe da Nacional Bufaria – no sentido de tentar apurar se o professor Charrua teria estado presente no Estádio da Luz, como chefe de claque, já que muitos dos insultos dirigidos ao senhor primeiro-ministro correspondem aos que, alegadamente, o dito professor teria proferido entre um grupo de amigos (amigos… salvo seja).

Outras das orientações de Sócrates dizem respeito aos autores de apupos, vaias e insultos que sejam identificados como funcionários públicos, para os quais se prevê, para além da responsabilização criminal, a imediata suspensão e a abertura de inquérito por falta de lealdade e notória postura antipatriótica.

Finalmente, Sócrates deseja que o Sport Lisboa e Benfica, como proprietário do estádio – e palco já reincidente neste lamentáveis comportamentos, uma vez que Durão Barroso ali mereceu igual tratamento – seja severamente punido, devendo descer de divisão e ficar proibido de equipar de vermelho, tido como cor subversiva – já Salazar, certa vez, se lembrara disso – e mesmo cor-de-rosa, por ser a rosa a flor do PS.

Mas se a vaia ao primeiro-ministro já foi um transtorno grande para José Sócrates, amachucando-lhe o ego até ao nível do papel higiénico depois de usado, outra vaia pode trazer ao governo sérios problemas diplomáticos. É que a Estátua da Liberdade, uma das candidatas a nova maravilha da humanidade, mereceu outra enorme vaia quando surgiu nos ecrãs do Estádio. Segundo consta, o embaixador norte-americano em Lisboa já pediu explicações ao Governo português, sugerindo mesmo que, a repetirem-se manifestações anti norte-americanas desta natureza, o país seria incluído no terrífico Eixo do Mal, o que equivale a dizer que Portugal seria considerado um estado potencialmente terrorista e passível de ser preventivamente bombardeado a qualquer momento. Convidado a comentar esta ameaça, o ministro dos Negócios estrangeiros, Luís Amado, desvalorizou a questão, dizendo que essa possibilidade não existia, tanto mais que Portugal não era um país produtor de petróleo. Só de calhaus.

Bem, meus amigos, depois deste devaneio próprio de uma noite de Verão, convém que vos diga, já mais a sério que, de facto, a grande maravilha dessa noite de novas maravilhas, foi mesmo a estrondosa, espontânea, genuína e pura vaia, saída com força e convicção da alma de dezenas de milhares de portugueses, fartinhos que estão de ser humilhados por um governo que não merece o mínimo de respeito nem o mínimo de credibilidade.

Ainda o aborto


Entretanto, todos percebemos que continua a saga do aborto (e que me desculpem os defensores da dignidade da mulher através do acto abortivo), mas é assunto que todos os dias aparece na comunicação social, por isso não vejo razão para fugir a ele.

Por um lado, porque inúmeros médicos (honras lhes sejam feitas) se recusam a praticar aquilo que, na verdade não é um acto médico – ou seja, um acto destinado a curar uma doença ou a salvar uma vida. De facto, um aborto por razões que nada tenham a ver com a saúde de mãe ou do filho, não passa de um acto expedito de eliminar uma vida que ameaça chatear a progenitora, algo que não encaixa na ética médica nem nas competências dos serviços de saúde, sejam públicos, sejam privados. Matar, não é a função dos médicos nem dos hospitais. Quando muito, o aborto encaixaria num serviço qualquer que se criasse exclusivamente para exterminar fetos, tipo matadouro municipal ou estatal, ou coisa parecida. Algo que tivesse a ver com o negócio da morte – e não com a dádiva da vida.

Por outro lado, porque já se viu que cada aborto vai custar ao SNS (isto é: a todos nós) um verdadeiro balúrdio, tanto fazendo que seja praticado no serviço público, como através das clínicas privadas convencionadas. Segundo a tabela em vigor, uma interrupção custa ao Estado entre 830 e 1.074 euros. (Na tabela de 2004 do Sistema de Gestão dos Utentes Inscritos para Cirurgia, uma interrupção voluntária da gravidez cirúrgica justificada pela saúde da mãe ou problemas graves com o feto, rondava os 590 euros). Ora, sendo agora a eliminação do feto não só legal, como gratuita (até de taxa moderadora está isenta), não admira que os diversos hospitais já digam que não vão ter capacidade para a chuva de abortos que aí vem, tendo que os reencaminhar para os privados.

De facto, se com as dificuldades antes existentes era o que era, agora, meus amigos, o aborto, como mais um método de contracepção puro e simples – e gratuito – vai disparar em flecha. Não se percebe – eu não percebo – que com a facilidade e diversidade de meios contraceptivos ao dispor das pessoas, possam ser assim tantas as gravidezes acidentais. Com o que vamos vendo e ouvindo – e com o que todos sabíamos, mas alguns fingiam não saber – aí está a prática abortiva como uma saída natural e comum para uma gravidez acidental ou, a partir de certa altura, não desejada – à mercê das venetas do momento – em vez de uma situação excepcional e justificada por indubitáveis razões de saúde.

Enfim, o que eu sei, isso sim, é que é mais um golpe nas contas do SNS, e que vai ser pago por todos nós. E – muito pior do que isso – vai dificultar e encarecer ainda mais o acesso aos serviços de saúde a quem está verdadeiramente doente. Pegando no exemplo da semana passada, é verdadeiramente escandaloso que um canceroso espere meses por uma cirurgia, que um doente cardíaco, renal ou hepático pague taxas moderadoras, que a vacina contra o cancro do colo do útero nem sequer seja comparticipada, que uma consulta de qualquer especialidade demore meses e meses, mas que um mulher saudável, que não teve os devidos cuidados nas suas relações sexuais – ou, de súbito – mudou de ideias em relação à sua gravidez, ocupe o lugar e os recursos dos verdadeiros doentes.

Enfim, não é apenas Sócrates que merece uma grande vaia.

Sem comentários: