4.02.2012

A nova legislação laboral ao ataque. Voltámos ao feudalismo, a caminho da escravatura

O ministro, os parvos, os espertos e a realidade
O ministro da Economia – o Álvaro, dos pastéis de nata – disse que a culpa do desemprego recorde era a "anacrónica" legislação laboral. Daí, a necessidade de novas leis que fizessem do trabalhador um simples parafuso, descartável a qualquer momento.

Um simples dado (empírico, estatístico, histórico, como quiserem) diz-nos que o brilhante ministro e esplendoroso académico mentiu – ou está muito enganado. Na verdade, na década de 90 – para não recuarmos mais – Portugal conseguiu taxas próximas do pleno emprego com a velha lei laboral.

Aliás, foi precisamente desde que os últimos governos começaram a rever essa lei, através de salvadores e sucessivos Códigos do Trabalho, que o desemprego disparou para níveis terceiro-mundistas.

Sendo assim, já vimos que o ministro ou mente, ou está fora da realidade.

Depois, há os parvos que aceitam – ou aplaudem – as novas leis laborais, porque não sabem isto. Ou, se sabem, não percebem nada do que está a acontecer.

A seguir, vêm os espertos, que são aqueles que vão beneficiar das novas leis, passando a dispor de mão-de-obra sempre com a corda na garganta, servil, pau para toda a obra, novos servos da gleba sujeitos à vontade do seu senhor. E aqueles «espertos» que, não beneficiando dela, pensam poder vir a beneficiar.

A realidade aponta para um conclusão lógica: se a nova lei já estivesse em vigor, o desemprego ainda teria maior dimensão. Com despedimentos mais fáceis e mais baratos e uma lei que torna todos os contratos precários, cortar pessoal será cada vez mais a via preferencial para abater custos. E com as pessoas desesperadas – incluindo milhares de jovens licenciados – dispostas a trabalhar por qualquer salário, a nova lei é um portão aberto para a mais brutal redução de salários alguma vez vista em Portugal.

Desgraçado país, que nem da miséria se farta. Nem de mentirosos. Nem de parvos. Nem de espertos.

1 comentário:

São disse...

Também já falei sore isto.

É o regresso à escravatura, sem dúvida.

Só falta o chicote...

Felzi semana, amigo